ADVERTÊNCIA

Este Blog contém algumas de minhas ideias, crenças e valores. Por não ter o objetivo de ser referência, não deve ser acolhido como "argumento de autoridade" e, muito menos, como verdade demonstrativa, cartesiana.

Aqui o leitor encontrará apenas reflexões e posições pessoais que poderão ser peneiradas e, por isso mesmo, rejeitadas ou aceitas, odiadas ou amadas. Assim, não espere encontrar fidelidade a alguma linha de pensamento ou a uma ideologia em particular. Permito-me a contradição, a incerteza, a hesitação, a descrença, a ironia; permito-me pensar.

Após as leituras, sei que uns concordarão, outros não, e haverá também os que encerrarão a visita levando uma pulga atrás da orelha. Não me importo. Se causar alguma reação, mesmo o desassossego, considero que atingi o meio. O fim fica por sua conta.

Abraços a todos e boa leitura.

PS: Acesse também: http://moisesolim1.blogspot.com.br/

sábado, 12 de novembro de 2011

Se me parece evidente, pelo estudo das técnicas que empreendi, que Paulo era dotado de conhecimento da arte retórica, o que lhe facilitava a construção discursiva de sua teologia, é-me nítido também que nada lhe tenha dado garantias de sucesso em seus objetivos.

A razão disso está no fato de que, por um lado, não é possível determinar de antemão quais estratégias argumentativas serão infalíveis e, por outro lado, os fundamentos das teses apresentadas ao assentimento não são absolutos e nem conclusivos, não pertencem à racionalidade de matriz lógico-matemática ou positiva, não são regidos pela validade formal, não são perfeitos e definitivos. Pelo contrário, são verdades relativas apenas plausíveis, situadas no tempo e no espaço, passíveis de transformações, sujeitas às conjunturas e instabilidades da interpretação, e das condições contextuais e históricas, tal como todo e qualquer outro discurso.

MF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.