ADVERTÊNCIA

Este Blog contém algumas de minhas ideias, crenças e valores. Por não ter o objetivo de ser referência, não deve ser acolhido como "argumento de autoridade" e, muito menos, como verdade demonstrativa, cartesiana.

Aqui o leitor encontrará apenas reflexões e posições pessoais que poderão ser peneiradas e, por isso mesmo, rejeitadas ou aceitas, odiadas ou amadas. Assim, não espere encontrar fidelidade a alguma linha de pensamento ou a uma ideologia em particular. Permito-me a contradição, a incerteza, a hesitação, a descrença, a ironia; permito-me pensar.

Após as leituras, sei que uns concordarão, outros não, e haverá também os que encerrarão a visita levando uma pulga atrás da orelha. Não me importo. Se causar alguma reação, mesmo o desassossego, considero que atingi o meio. O fim fica por sua conta.

Abraços a todos e boa leitura.

PS: Acesse também: http://moisesolim1.blogspot.com.br/

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os auditórios (leitores, ouvintes) e suas condições pragmáticas assumem papel coercivo na elaboração de um discurso, pois este não só se realiza em função deles mas também é deliberado e sentenciado por eles. O elemento partilhado, ponto de partida de qualquer discurso, difundido pelas instituições sociais, permite o contato dos espíritos e possibilita os acordos a partir dos quais o quadro retórico receberá desenvolvimento.

Nesse processo, a argumentação não se restringirá a técnicas de persuasão (mero formalismo) - em suas capacidades de seleção, de ordenação de ideias, de ajuste de palavras e de ideias ao material selecionado, de harmonização dos elementos suprassegmentais, cinésicos e proxêmicos, e da apresentação memorizada da mensagem - dissociadas dos meios adaptados a uma situação concreta (em contextualidade da prática social, em situações específicas em que há interesse na discussão, pragmatismo, pois não se delibera sobre coisas evidentes ou sobre o que não possa ocorrer de maneira diferente) em que questões (discutíveis e de várias perspectivas, sujeitas a interpretações e a respostas diversas, pois a presença da argumentação se faz necessária somente quando se deve escolher a melhor resposta para a questão) são postas em causa à busca do preferível.

MF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.