ADVERTÊNCIA

Este Blog contém algumas de minhas ideias, crenças e valores. Por não ter o objetivo de ser referência, não deve ser acolhido como "argumento de autoridade" e, muito menos, como verdade demonstrativa, cartesiana.

Aqui o leitor encontrará apenas reflexões e posições pessoais que poderão ser peneiradas e, por isso mesmo, rejeitadas ou aceitas, odiadas ou amadas. Assim, não espere encontrar fidelidade a alguma linha de pensamento ou a uma ideologia em particular. Permito-me a contradição, a incerteza, a hesitação, a descrença, a ironia; permito-me pensar.

Após as leituras, sei que uns concordarão, outros não, e haverá também os que encerrarão a visita levando uma pulga atrás da orelha. Não me importo. Se causar alguma reação, mesmo o desassossego, considero que atingi o meio. O fim fica por sua conta.

Abraços a todos e boa leitura.

PS: Acesse também: http://moisesolim1.blogspot.com.br/

sexta-feira, 10 de abril de 2009

FELIZ PÁSCOA

Aos meus colegas, amigos, alunos, professores, irmãos, envio meus votos de "feliz páscoa".

Páscoa nos lembra liberdade; a tão almejada liberdade! Liberdade para escolher o bem, afastando-nos do mal (afinal de contas, para o fazer o que é contrário ao bem não precisamos ser livres, fazemo-lo naturalmente); liberdade para pensar e viver o que é bom, para usufruir toda dádiva imerecida que Deus nos oferece.

Ser livre não é, como se diz, poder fazer tudo o que se quer fazer; liberdade é poder justamente escolher não mais satisfazer os nossos desejos destrutivos, a fim de praticar o que constrói, o que amplia bons valores, o que cura.

Páscoa é isso! É libertação de velhos costumes e hábitos escravizantes (que se tornaram leis por causa da sua prática constante), de velhos valores (que deterioram nossas relações com o próximo e com Deus); é a ruptura com a hipocrisia, com a maquinação do mal, com o egocentrismo, com a maldade, com a falta de humildade para se pedir perdão, com a infantilidade eterna diante da vida, de nós e do outro!

Feliz páscoa a todos; feliz para quem já foi liberto, porque, caso contrário, será apenas um dia a mais, um feriado em casa, às vezes solitário...

Mas a libertação não é algo total, única e definitiva. É progressiva, ocorre passo-a-passo, depende de nosso querer, de nossa disposição de mudar, de renovar e, por que não, de revolucionar! Quem pensa que já está totalmente livre é porque ainda não sabe o que é estar livre, é tolo como um detento que sai apenas para tomar sol e pensa estar em liberdade! Geralmente, os que assim pensam, arrogantemente se consideram os donos da verdade, da liberdade; apregoam-se verdadeiros conhecedores de Deus.

Liberdade requer tomada de posição, de recusa de tudo o que é mal, mesmo que essa escolha requeira o sofrimento pessoal. Então, vale a pena iniciá-la a qualquer momento; não há data marcada ou tempo predeterminado. O livro de Hebreus lembra: "hoje, se ouvirdes a voz do Espírito Santo, não endureçais os vossos corações...". O tempo é sempre agora... o ontem não se muda e o amanhã é totalmente incerto.

Feliz páscoa a todos!!!!!!!

O coelho e o chocolate? Ficam por conta do consumismo capitalista!
(M.O. Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.